Atividade Fisica
Atividade Física para a Saúde: recomendações
Resultados: Os jovens devem completar diariamente no mínimo 60 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada a vigorosa e devem incorporar atividades de intensidade vigorosa que solicitem o sistema músculo-esquelético do tronco e membros três ou mais vezes por semana. Os adultos e os idosos devem acumular durante a semana no mínimo 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa ou uma combinação equivalente das duas anteriores, e devem realizar exercícios de força de intensidade moderada a elevada duas ou mais vezes por semana. Os idosos devem ainda adicionar atividades que otimizem o equilíbrio em três ou mais dias da semana.
Moisés Henriques
Médico Naval, Centro de Medicina Naval; Médico Interno de Medicina Física e de Reabilitação, Centro Hospitalar
Lisboa Norte
Discussão: Os benefícios de ser fisicamente ativo ultrapassam em muito eventuais malefícios. Alguma atividade física é melhor que nenhuma e a sua prática acima dos mínimos recomendados induz benefícios adicionais.
Para alcançar o volume total de atividade física deve preferir-se uma distribuição semanal equilibrada, podendo inclusive ser fracionada ao longo do dia em períodos nunca inferiores a 10 minutos. No sentido de cativar e promover a prática regular de atividade física devem ser combatidas as principais barreiras à participação. A situação portuguesa não é preocupante no que respeita à idade adulta mas denota insuficiência nos idosos e torna-se preocupante no que respeita aos jovens.
Conclusões: A prática de atividade física nos moldes descritos é profícua para a saúde; as recomendações são consensuais. Cabe aos profissionais de saúde indagar o seu conhecimento, orientar a prática e reforçar a motivação para a tarefa, mas a escolha por um estilo de vida ativo é