trab de materiais da construçao
O vidro é uma mistura de substâncias inorgânicas que é denominada mistura vitrificável. Essa mistura é formada por sílica ou dióxido de silício (SiO2 ), barrilha ou soda (carbonato de sódio - Na2CO3) e calcário (carbonato de cálcio – CaCO3). Essas substancias são moídas e misturadas em suas devidas proporções, depois são fundidas e resfriadas rapidamente, onde se origina o vidro.
O vidro é considerado um sólido não cristalino porque a sua temperatura de resfriamento está abaixo do momento em que suas partículas começam a organizar-se para realizar o processo de cristalização.
Assim, podemos concluir que o vidro é um sólido não cristalino que exibe o fenômeno de transição vítrea, podendo ser produzido a partir de materiais inorgânicos, orgânicos e metálicos.
TIPOS DE VIDRO
Vidro Acidado: Vidros trabalhados a ácido oferecem diversas opções estéticas para arquitetos e decoradores. Combinam a leveza do vidro com a sutileza da translucidez, dando um toque de nobreza ao design de móveis e à decoração dos mais diversos ambientes.
Vidro Anti-reflexo: Existem dois tipos de vidro anti-reflexo, proveniente do vidro impresso não possui o mesmo grau de transparência do vidro float comumente utilizado em vitrines. O anti-reflexo importado, por sua vez, apresenta total transparência e pode ser aplicado em quadros e também em janelas e vitrines. Dotados de uma película invisível, aplicada no processo de fabricação do vidro atenua consideravelmente os reflexos de luz natural ou artificial.
Vidro Anti-riscos: O vidro anti-riscos foi uma novidade implantada no Brasil. O produto possui um revestimento especial aplicado durante o processo de fabricação do vidro que lhe confere resistência a riscos e arranhões 10 vezes mais que os comuns.
Vidro Antivandalismo: São projetados para frustrar ataques rápidos-como, por exemplo, o lançamento de um tijolo, sem desprendimento de pedaços de vidro, enquanto se aguarda