Segmentação, Posicionamento e Diferenciação
Um segmento de mercado é formado por um grupo específico de consumidores que possuem necessidades, comportamentos de compra e/ou características similares. Desta forma, segmentação é o processo de dividir o mercado em grupos de potenciais consumidores com necessidades e/ou características similares e que estão propensos a ter um mesmo comportamento de compra.
Os critérios necessários para uma segmentação eficaz são: Critérios demográficos, geográficos, sociais e econômicos. Critérios de personalidade e de estilo de vida. Critérios de comportamento face ao produto (segmentação em função do estatuto do consumidor e da sua fidelização; segmentação face ao processo de decisão; segmentação em função das quantidades adquiridas; segmentação em função da sua rentabilidade; segmentação em função das situações ou eventos; segmentação em função dos hábitos de utilização e os critérios de atitudes psicológicas relativamente ao produto.
2. Explique cada uma das quatro bases para segmentar mercados consumidores.
Os profissionais de marketing utilizam bases de segmentação, ou variáveis, que são características de pessoas, grupos ou organizações, para dividir um mercado total em segmentos. A escolha das bases é fundamental para estratégia correta de segmentação. São quatro as bases para segmentar mercados.
A segmentação geográfica refere-se à segmentação de mercados por região do país ou do mundo, tamanho de mercado, densidade de mercado ou clima. Pode ser por decomposição de uma nação em regiões ou por agregação, partindo do menor segmento, que é um indivíduo. Muitas vezes, os mercados são segmentados com base em variáveis demográficas, porque elas estão amplamente disponíveis e normalmente se relacionam com o comportamento de compra dos consumidores. A segmentação demográfica é composta de diversos mercados agrupados pelas variáveis: idade, sexo, tamanho da família,