secretaria
Na seara do Desenvolvimento Organizacional (DO), tema que se apresenta como de suma importância é o treinamento dos recursos humanos das organizações, o qual tem sido constantemente objeto de inúmeras obras e artigos doutrinários. Na lição de Raymond Miles, citado por Chiavenato (1999, p. 93), Desenvolvimento Organizacional é um esforço coordenado pelos membros da organização (geralmente com ajuda de consultores externos) para descobrir e remover barreiras atitudinais, comportamentais, proceduais, políticas e estruturais ao desempenho eficaz do sistema sócio-técnico, ganhando no processo crescente consciência dinâmica interna e externa do sistema, de modo a aumentar futuras adaptações e permitir mudanças para melhor.
Segundo Chiaventato (1999, p. 20), embora o termo treinamento seja tratado sob diversas acepções na doutrina especializada, em todas elas aparece relacionado à noção de preparo, de desenvolvimento da pessoa para o exercício das atribuições do cargo que ocupa:
A palavra treinamento tem muitos significados. Alguns especialistas em ARH consideram o treinamento como um meio para desenvolver a força de trabalho dentro dos cargos particulares. Outros interpretam mais amplamente, considerando o treinamento como um meio para um adequado desempenho no cargo e estendendo o conceito para uma nivelação intelectual por meio da educação geral. Outros autores referem-se a uma área genérica chamada desenvolvimento, que dividem em educação e treinamento: o treinamento significa o preparo da pessoa para o cargo, enquanto que o propósito da educação é o de preparar a pessoa para oambiente dentro ou fora de seu trabalho.
Importância dos Recursos Humanos
Preliminarmente, deve-se lembrar que a história mostra que as pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações. O tratamento dispensado aos empregados era quase que escravocrata. As condições de trabalho eram as piores possíveis. A Administração Cientifica preconizava que o