Estruturalismo,Funcionalismo,Behaviorismo e Psicanálise
Atividade Prática Supervisionada
História da Psicologia
São Paulo
2013
ETAPA 1
O QUE FOI O ESTRUTURALISMO?
Foi um movimento filosófico francês que alcançou o seu ápice na metade do Sec. XX, aqui no Brasil.
Wundt criou o que, mais tarde, seria chamado de Estruturalismo.
E.B.Titchener conheceu esse processo quando estudava na Alemanha, sobre a tutela do seu mestre Wilhelm Wundt, onde concluiu o seu mestrado.
De volta aos Estados Unidos apresentou uma nova abordagem da psicologia, que acabou culminando com o sistema de “Estruturalismo”, onde organizava os conteúdos mentais, consciência mediante o processo da associação. O objetivo do estudo era a estrutura consciente da mente, as sensações.
Era uma das principais formas de analisar as diversas áreas das ciências humanas, da antropologia, da sociologia e da linguística e etc.
Por ser um movimento teórico buscava examinar a Relação e a Função da estrutura, Wundt treinava o observador e ensinava como tinha que descrever o fenômeno através de estudos com situações montadas em laboratório.
Esta corrente e pratica acabou dando lugar a outro movimento, na evolução histórica da psicologia.
O QUE FOI O FUNCIONALISMO?
O funcionalismo é o modelo que substitui o estruturalismo na evolução histórica da psicologia, sendo o seu principal impulsionador William James. O principal interesse desta corrente teórica residia na utilidade dos processos mentais para o organismo, nas suas constantes tentativas de se adaptar ao meio. O ambiente é um dos factores mais importantes no desenvolvimento. Os funcionalistas queriam saber como a mente funcionava, e não como era estruturada, por isso eram usadas situações em seu ambiente real para que fossem estudadas.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O PENSAMENTO DE WILHELM WUNDT E WILLIAM JAMES PARA A PSICOLOGIA??
Wilhelm Wundt acreditava que deveriam ser utilizadas técnicas de laboratórios para os estudos, estudar a experiência