Secagem maça
Secagem de Maçã
INTRODUÇÃO
Beneficiamento de Frutas
Visando à agro exportação, os equipamentos de beneficiamento agrícola são de fundamental importância para que os produtos nacionais tenham espaço no mercado internacional. As máquinas que são responsáveis pela colheita, armazenamento, recebimento, seleção, higienização e transporte desses produtos, diminuem o custo e melhoram a qualidade dos mesmos. De acordo com a UNIMAC ( Unidade Móvel de Auxilio a Colheita), Maçãs, laranjas, tomates, goiabas e outros, podem ser selecionados de acordo com seu tamanho através de maquinas de seleção por corda, que separam os alimentos de acordo com seu tamanho, substituindo a medição por meios imprecisos como barbante, régua milimetrada ou paquímetro. A padronização é interessante para a indústria de desidratação, por exemplo, já que o volume semelhante proporciona alimentos em que as técnicas de desidratação irão agir uniformemente no produto. Antes de iniciar o processo de secagem da maçã, é fundamental realizar sua higienização de forma adequada para diminuir ou eliminar a quantidade de microorganismos em sua casca.
Segundo a empresa Barana especializada em equipamentos de beneficiamento agrícola o valor médio de uma lavadeira de frutas que realiza todos os processos citados é aproximadamente R$ 19.900,00, a máquina consegue beneficiar de 3 a 4 toneladas por hora ou 28 toneladas por dia.
Corte O desenvolvimento de maquinas com funções e cortes específicos agilizam e padronizam os cortes nos alimentos. O padrão beneficia não apenas a distribuição homogênea de calor, mas também torna o produto final mais atrativo e o calculo de custo mais preciso. Dentre as máquinas que podem contribuir para a produção de maças desidratadas, devemos citar os extratores de centro e os fatiadores, havendo entre os modelos oferecidos, diversos níveis de automação os quais se adéquam a demanda da indústria. Os extratores de