Praica2 Tunel de secagem
937 palavras
4 páginas
União de Ensino Superior de ViçosaFaculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de ENGENHARIA QUÍMICA
Diogo Celso Dias Mendes
Laboratório de engenharia química Pratica 2:
Túnel de secagem
VIÇOSA, MINAS GERAIS
2015
Diogo Celso Dias Mendes
Laboratório de engenharia química Pratica 2:
Túnel de secagem
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Química da Univiçosa - Faviçosa, como solicitado, para fins acadêmicos, à disciplina de Laboratório de Engenharia Química.
Prof.: Phillipe de Souza Ávila
VIÇOSA, MINAS GERAIS
2015
1. Introdução
A secagem é um dos processos mais antigos utilizado pelo homem na conservação de alimento. Grande maioria dos alimentos sofre deterioração com muita facilidade, diante disso, varias técnicas de conservação de alimentos foram criadas, sendo a secagem uma das mais utilizadas.
Existem varias vantagens na secagem, entre algumas pode ser citada a conservação do produto, redução de seu peso, consequentemente reduzindo o custo de transporte e armazenamento.
Com a secagem, o fator não é somente a diminuição da quantidade água para reduzir seu peso, mas também é criado condições desfavoráveis para o crescimento microbiano no produto.
Alguns produtos, quanto submetidos à secagem, conservam bastante ou ficam até intactas algumas de suas características físicas e nutritivas, podendo retornar ao apecto natural ou sofrer poucas alterações quando reconstituídos em água. Com isso, este processo representa uma forma viável de conservação de alimentos para consumo humano.
Contudo, a qualidade de um produto depende de seu uso final, assim evidenciando qual ou quais as características necessárias da qualidade que deverão ser conservadas. Assim, é o critério de conservação de qualidade que propicia o processo de secagem.
A secagem é a remoção de uma substancia volátil (na maioria das vezes, mas não exclusivamente, água ) de um produto sólido. E a quantidade de água presente em um