Economia - Atividade 8
0,2 em 0,2 pontos
Em reportagem do jornal o Estadão, foi publicado a seguinte informação: “o Brasil inverte tendência mundial e aumenta importações em 2010. País teve o terceiro maior crescimento das compras de produtos do exterior, entre nações do G-20. O Brasil subverteu a tendência internacional e registrou no primeiro trimestre de 2010 o terceiro maior crescimento das importações entre as 20 mais importantes economias do mundo, na comparação com o trimestre anterior. O dado consta do balanço sobre o comércio mundial divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) hoje, em Genebra(....)” Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/economia-e-financas/brasil-inverte-tendencia-mundial-e-aumenta-importacoes-em-2010/34139/ . Um dos motivos para este aumento das importações foi a valorização do Real frente ao Dólar, desde de meados de 2009, após a diminuição dos efeitos da crise internacional. A taxa de câmbio é uma das variáveis econômicas que refletem rapidamente os efeitos no mercado financeiro e no comércio internacional.
Podemos afirmar que a taxa de câmbio é:
Resposta Selecionada:
Corretab. O preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira.
Resposta Correta:
Corretab. O preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira.
Feedback da resposta:
O preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. É o preço de uma moeda expressa em termos de outra. Exemplo: Quando falamos que o dólar americano vale um real e setenta e cinco centavos, já estamos expressando a taxa de câmbio entre duas moedas (US$ 1,00 = R$ 1,75).
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Na década de 90, o Brasil e a Argentina adotaram estratégias de combate à inflação que tinham como um ingrediente-chave a estabilização da taxa de câmbio. No entanto, o sucesso na redução da inflação não bastou para evitar que, ao final da década, ocorresse a ruptura dos regimes cambiais dos dois países. Considerando que essa estabilização