ECONOMIA Atividade 8 - Anhembi Morumbi
0,2 em 0,2 pontos
A taxa de câmbio é uma variável muito importante dentro de uma economia, pois pode influenciar o nível de produção e de inflação, além do próprio comércio internacional e dos movimentos de capitais entre os países. Na década de 90, o Brasil e a Argentina adotaram estratégias de combate à inflação que tinham como um de seus ingredientes a estabilização da taxa de câmbio. Ao redor do final da década, ambos os países foram forçados a abandonar esse regime cambial em virtude dos reflexos negativos que tendencialmente ocorreriam. A análise de cambio e seus impactos passam pela discussão sobre qual o regime cambial com condições de atender aos interesses econômicos de um país. Identifique entre as alternativas abaixo aquela que apresenta a afirmação correta sobre os regimes de câmbio.
Resposta Selecionada:
Corretaa. Os regimes de câmbio podem ser: taxas de câmbio fixas; taxa de câmbio flutuante ou flexíveis e por bandas cambiais.
Resposta Correta:
Corretaa. Os regimes de câmbio podem ser: taxas de câmbio fixas; taxa de câmbio flutuante ou flexíveis e por bandas cambiais.
Feedback da resposta:
Os principais regimes cambiais são:
Regime de taxas de câmbio fixas: a taxa de câmbio do país é fixa e o que se ajusta é apenas a quantidade demandada e ofertada àquele valor. O governo determina o valor da taxa de câmbio e intervém, através do Banco Central, de modo a equilibrar a oferta e a demanda de divisas no nível da taxa de câmbio estabelecida.
Regime de taxas de câmbio flutuantes ou flexíveis: a taxa de câmbio do país é livre, o governo intervém apenas como ofertante e demandante de divisas em função de suas necessidades, do mesmo modo que o setor privado. As taxas de câmbio são determinadas sem a intervenção do Banco Central, pelas forças da oferta e da demanda.
Regime de bandas cambiais: O governo estabelece (e informa o mercado) os valores limites que a taxa de câmbio pode assumir. Dentro desses limites o sistema funciona como