sdfsdf
Home iGNotíciasEconomiaEsporteVídeosGenteDelasAcesse seu emailProdutos iGFacebookTwitter
Buscar NOTÍCIAS POLÍTICA CARREIRAS ESPORTES CULTURA TECNOLOGIA MULTIMÍDIA
Mural LeiaJá Registrar | Entrar
LeiaJá carreiras Empregos Recomendar|ImprimirPreconceito contra negros no trabalho ainda é realidadeConfira relatos de quem já foi discriminado, mas, mesmo assim, não desistiram dos objetivos profissionaisLeiaJápor Nathan Santos | dom, 17/03/2013 - 08:02 Compartilhar: O preconceito contra os negros, uma herança oriunda do período da escravidão, ainda hoje é presente nos núcleos sociais, mesmo que alguns defendam que isso é coisa do passado. E, no contexto de inserção no mercado de trabalho, a desigualdade entre negros e pessoas de outras raças é comprovada, ocasionando outro eixo de discussão sobre o tema.
Leia já também:
Questão racial é tema de evento
ATI é premiada por criar Portal de Acesso à Informação
Feira virtual divulga trainees e estágios
Professora recifense ganha prêmio Professores do Brasil
Negros são donos de quase metade das MPE brasileiras
Na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, uma pesquisa mostrou que ainda há diferença entre os salários e jornada de trabalho entre negros e não negros. De acordo com o estudo realizado pela Condepe/Fidem, é fato que foi registrada uma redução na desigualdade no mercado de trabalho nas últimas décadas, entretanto, apesar de a População Economicamente Ativa (PEA) negra representar 69,4%, enquanto os não negros apontam 30,6%, as condições de trabalho dos negros são caracterizadas por ocupações mais precárias, com ausência de proteção social, jornadas de trabalho mais extensas e menores salários.
Entre os desempregados, os negros são 14,4% e os não negros apresentam o percentual de 11,2%. Para as mulheres negras, a situação é ainda pior, uma vez que a taxa de desemprego corresponde a duas vezes a taxa dos homens que não são negros. Esse último dado é oriundo do