Sdfsdf
CAMPUS CABO FRIO
CURSO DE PETRÓLEO E GÁS – 3°ANO
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE NAOH 0,1000 MOL-1 E DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE
Relatório I
18/10/2012
ALUNOS: Letícia de Sousa Amorim e Maria Emília Vieira F. Gomes
PROFESSOR: Wagner da Silva Terra 1. OBJETIVO:
* Preparar e padronizar, utilizando um padrão primário, uma solução de hidróxido de sódio (NaOH);
* Determinar a concentração de ácido acético (CH3COOH), em % m/v e em mol L-1, em amostra de vinagre comercial através de titulação ácido-base.
2. INTRODUÇÃO:
A titulação de soluções é um processo quantitativo analítico, que tem como objetivo determinar a exata concentração de uma substância em uma solução, utilizando-se de uma reação com outra substância, sendo esta de concentração conhecida.
A respeito da titulação, temos as seguintes considerações: * À substância de interesse, em qualquer determinação, dá-se o nome de analito; * A substância, a qual a concentração é conhecida, recebe o nome de titulante. * O titulante é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário. 1. * A solução que terá sua concentração determinada, pela titulação, recebe o nome de titulado.
O processo de titulação é considerado completo quando o ponto de equivalência (ponto final) é atingido. Este pode ser percebido através de alguma mudança física provocada pelo próprio titulante ou por qualquer indicador, reagente auxiliar, utilizado.
Na titulação de neutralização, temos a reação de um ácido com uma base, com a finalidade de atingir o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, ocorre a variação do pH da solução completa (titulado e titulante).
A padronização das soluções é de suma importância para a Química, visto que, para a realização de uma reação é necessário que se conheça com exatidão a concentração de uma determinada substância.