SBAC
A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) é a união de cientistas e profissionais da área de análises clínicas que se uniram, sem fins lucrativos, para poder organizar, divulgar e difundir essa área. Segundo a instituição há também uma preocupação para que haja uma difusão dos laboratórios de análise clínica e da oferta de uma saúde de qualidade e viável ao povo.
A associação teve início no dia 28 de novembro de 1967, com o intuito de defender os interesses da classe e divulgar novas tecnologias que fossem favoráveis ao trabalho de análise. A SBAC se define como uma comunidade tecno-científica. O primeiro Congresso Brasileiro de Análises Clínicas aconteceu em 1971.
Em 1972, foi fixado um “exame” para que os candidatos que passassem pudessem receber o título de especialista em análises clínicas e um ano mais tarde, junto com outros países da América Latina, fundaram a Confederación Latino-Americana de Bioquímica Clínica (COLABIOCLI). Em 1974, essa confederação se afiliou à International Federation of Clinical Chemistry (IFCC), a mais importante confederação do mundo na área de análises técnicas.
Como medida para o controle de qualidade das atividades de análise clínica e fiscalização dos profissionais da atividade, foi criado, em 1997, o Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade, que em 2004 viria deixar de ser um departamento para se tornar uma empresa científica e trocaria de nome: passaria a ser chamado de Sistema Nacional de Creditação (DICQ). Ainda em 1997, houve a afiliação da SBAC com a ABNT, adaptando seus documentos às regras corretas. Ao todo, a SBAC está filiada à ABNT, Colabiocli, Associón Mercosur de Normalización, IFCC, Conselho de Administração da Organização (ONA) e a NCCLS.
Com o crescimento do mercado de análises clínicas e com a evolução natural, a associação foi só crescendo, sendo que hoje, existem regionais nos estados Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal,