Politicas Publicas da Educação
1. ASSUNTO
2. TEMA
3. TITULO
4. JUSTIFICATIVA
5. Estado da Arte
6. HIPÓTESE
7. OBJETIVOS
8. METODOLOGIA
9. CRONOGRAMA
10. REFERENCIAS:
1. ASSUNTOS:
De que forma as políticas públicas educacionais vêm sendo reconhecidas, discutidas e vivenciadas dentro da gestão escolar pública?
2. TEMA: Gestão Escolar e Políticas Públicas.
3. TÍTULO: Estudo sobre a Relação das Políticas Públicas Educacionais com a Gestão Escolar
4. JUSTIFICATIVA Este projeto de pesquisa pretende responder a seguinte questão: Até que ponto as políticas públicas educacionais interferem de forma positiva no cotidiano da gestão escolar?
A importância deste estudo reside na necessidade latente de promover a coerência entre o que dizemos e fazemos, pois não bastam propostas como a progressão continuada, a organização em ciclos, o aumento para nove anos do ensino fundamental, se continuarmos sendo tarefeiros, cumpridores de programas e passivos recebedores de normas. É preciso promover o ciclo dialético: prática-teoria-prática para promover as mudanças que serão capazes de transformar os dados estatísticos apresentados pelo Ministério da Educação.
Sabemos que àqueles que compartem o dia-a-dia da escola, estão cansados de teorias que não possuem aplicabilidade na prática, de “expertos” que lhes dizem como devem fazer, porém desconhecem o seu contexto e as implicações que nele estão impregnadas. Esta ponderação aponta para a necessidade de aguçar ainda mais o processo de observação, participação e análise da realidade investigada, porque requer muito mais do que ver e ouvir, é preciso sentir, é preciso escutar, perceber tudo o que acontece no cotidiano para que os processos educacionais tenham suas especificidades respeitadas e assim possam subsidiar de fato uma educação de qualidade.
A concepção de Estado e de Política Social que sustentam tais ações e seus programas de intervenção carece de visões diferentes de sociedade, do próprio Estado e de