Reciclagem na Engenharia Civil
Com temperatura semelhante a utilizada na fabricação de cimento (1.200º), o resíduo industrial é coprocessado, podendo ser aproveitado como potencial energético ou matéria-prima.O cimento pozolânico é obtido a partir da reciclagem da fração fina (grãos menores do que 0,15 mm de diâmetro) de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). A tecnologia, inédita no mundo, leva à obtenção de um cimento de baixo custo, com alto potencial de exploração comercial. O material é totalmente obtido a partir do reaproveitamento de resíduos finos de obras civis e demolições — como cimento hidratado e cerâmica vermelha.
Mais do que reciclar entulho, o que nos moverá nesses novos tempos é a possibilidade de trabalhar em consonâncias com as questões ambientais.
Aterro industrial
É uma forma de disposição de resíduos no solo que, fundamentada em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, garante um confinamento seguro em termos de poluição ambiental e de proteção à saúde pública.O aterro é a destinação final de resíduos perigosos, não reativos e não inflamáveis, com baixo teor de água. A solução, além de ser ambientalmente segura, tem baixo custo para o contratante.
Aterros Sanitários Convencionais
Destinados a receber resíduos sólidos urbanos que são provenientes de residências, indústrias, hospitais e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais. Na maioria, os aterros sanitários são construídos em locais afastados das cidades em razão do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Essa contaminação pode ocorrer por infiltração do chorume ou percolado, líquido contendo componentes tóxicos que flui do lixo para o solo e corpos d’água.
Reciclagem de lixo
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente