Reciclagem em Engenharia civil
Ciencias do Ambiente
Engenharia Civil
Tuma: Tarde A
Alunos:
RECICLAGEM
Boa Vista / RR
Introdução O presente trabalho é sobre: Reciclagem, que é um processo de transformação aplicado a materiais que podem voltar ao estado original, convertendo-se em produtos iguais em todas as suas características, sendo um conceito diferente do de reutilização. Essa consiste no reaproveitamento de um determinado material já beneficiado em outro, com características diferentes.
As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O mesmo está organizado em 4 partes, nivel Mundial, Nacional, Regional e reciclagem na construção civil.
A metodologia ultilizada foi a pesquisa bibliografica, enriquecida com alguns videos referentes.
Desenvolvimento
Nível Mundial
As políticas de reciclagem são algo particular a cada país, já que não há, de fato, algo que regule mundialmente o que cada país deve fazer com o seu lixo. Há países, no entanto, que têm políticas fortes quanto à reciclagem – não apenas à maneira como o lixo será tratado no final, mas também leis que regulamentam o que acontece com o lixo, uma vez que o material assume essa condição.
Os países mais desenvolvidos são aqueles que apresentem maior índice de reciclagem pelo o fato de ter uma grande população, e poder aquisitivo, empresas de reciclagem. Exemplo: Entre os países que mais reciclam estão os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha e a Holanda
-Os EUA são os maiores produtores de lixo do mundo. Em 2003, foram 740 kg de lixo por pessoa e, desse total, apenas 31% foi reciclado.
-O Japão, por sua vez, produziu 410 kg de lixo por pessoa, dos quais 80% foram incinerados e 16% reciclados.
-A Alemanha reciclou 57% do