RESENHA CRÍTICA
Uma Breve História do Mundo
. Há 2 milhões de anos, eles viviam na África e eram poucos. Eram seres quase humanos, embora tendessem a ser menores que seus descendentes que hoje povoam o planeta. Andavam eretos e subiam montanhas com enorme habilidade. Esses seres humanos, conhecidos como hominídeos viviam principalmente nas regiões dos atuais Quênia, Tanzânia e Etiópia. Se dividirmos a África em três zonas horizontais, a raça humana ocupava a zona central, ou zona tropical, constituída principalmente de pastos.
Eles já acumulavam uma longa história, embora não tivessem nenhuma memória ou registro disso. Falamos hoje do grande espaço de tempo que se passou desde a construção das pirâmides do Egito, mas esse período representa um simples piscar de olhos se comparado à longa história que a raça humana já viveu. De modo geral, na impiedosa competição por sobreviver e multiplicar-se, os humanos tiveram sucesso. Nas regiões da África que habitavam, eram em número bem menor que as espécies de grandes animais, alguns deles agressivos; ainda assim, os humanos prosperaram. O emprego habilidoso do fogo, resultado de muitas idéias e experiências durante milhares de anos, é uma das conquistas da raça humana. A genialidade da maneira com que era empregado pode ser vista na forma de vida que sobreviveu até o século 20, em algumas regiões remotas da Austrália. RESENHA:
O livro começa com o surgimento do homem, originário da África há cerca de 2 milhões de anos (conforme ele coloca no livro, provavelmente se trate do Homo habilis). Os primeiros capítulos tratam mais da adaptação do homem ao ambiente - para posterior possibilidade de civilização de fato. Em seguida o grande avanço do Egito e das cidades da Mesopotâmia e as lições deixadas pelos gregos.
Quando alguém escreve um livro de História, recebe a chance de passar uma imagem de todos os países e povos do mundo que ele achar que é a mais correta ou que simplesmente ele quiser.