metamorficas
METAMÓRFICAS
ALUNOS:
Beatriz Mota
Guaratinguetá. 23 de Novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
Metamorfose significa, puramente, transformação ou mudança de forma da matéria, sem que ela mude sua essência. Em geologia, o termo metamorfismo caracteriza os processos de reações pelos quais uma rocha passa para ser transformada em outra rocha com diferentes características daquela que existia antes.
Os processos metamórficos se caracterizam pela localização profunda na crosta e por isso, pode-se dizer que seu estudo ocorreu de forma tardia, e por muitas vezes foi restrita a regiões onde as rochas metamórficas se afloravam.
O metamorfismo ocorre a partir da recristalização parcial ou completa dos minerais que compõem as rochas, durante longos períodos de tempo.
As modificações nas rochas implicam diferentes mudanças combinadas na estrutura, textura e combinação dos minerais pré-existentes na rocha em questão. No campo metamórfico podem ser variados e haver processos de baixa temperatura e aqueles que resultam na fusão de rochas a altas temperaturas.
Os processos metamórficos ocorrem muitas vezes em locais onde há processos tectônicos, sendo os mais importantes, as margens continentais convergentes onde, por exemplo, se encontram os Andes, Himalaias e Japão. Esses processos são importantes pois provocam modificações nas condições físico-químicas nas rochas que estão passando pela metamorfização. Pode-se ainda encontrar o desenvolvimento das rochas metamórficas ao redor de grandes falhas ou zonas de impacto de meteoritos.
A temperatura se condiciona como um fator importante para o acontecimento do processo metamórfico pois as reações propriamente ditas iniciam-se a temperaturas superiores a 200ºC.
Outro fator importante é a ação atuante da pressão na crosta, sendo que ela pode causar movimentações nas placas litosféricas e produzir tensões e deformações.
A ocorrência de deformações durante o metamorfismo exerce grande influencia na