Hematologia
Avaliam - se também fatores de coagulação e classificação sanguínea
O Laboratório CDB trabalha em seu setor de hematologia com equipamentos de automação, onde nos mesmos são usado controle de qualidade, seguidos de manutenção diária, utilizamos ainda um sistema de interfaciamento, onde os resultados analisados pelo equipamento são liberados diretamente ao nosso sistema de informática após a conferência e análise microscópica do profissional qualificado, dimuindo assim a margem de erros, obtendo - se então um resultado altamente qualificado.
HEMOGRAMA COMPLETO: É um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, como: Hemácias (células vermelhas), Leucócitos (células brancas) e
Plaquetas. O exame é solicitado pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença, podendo ser uma anemia, leucemia, infecção, virose, entre outras.
RETICULÓCITOS: São hemácias imaturas, não apresentam núcleos e são chamadas assim devido a uma malha reticular de RNA ribossômico visivel à microscopia quando corada com azul de cresil brilhante, é usado também no diagnóstico de anemias.
HOMOSSEDIMENTAÇÃO (VHS): Mede o grau de sedimentação das hemácias durante um determinado período, é muito sensível porém não específico, é o primeiro sinal de uma doença quando os caracteres físicos e químicos ainda estão normais, o VHS é muito utilizado em doenças inflamatórias, anemias, entre outras.
TEMPO DE PROTOMBINA (TAP): É um exame utilizado para avaliar a via extrínseca de coagulação do sangue, sendo também muito usada para monitoramento do uso de anticoagulantes orais.
TEMPO DE TROMBOPLASTINA PARCIAL ATIVADA (PTT):