Hematologia
DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA
ANTICOAGULANTES E CORANTES USADOS EM HEMATOLOGIA.
INTRODUÇÃO Na hematologia os corantes para esfregaços sanguíneos, também chamados de pancrônicos, são uma mistura de corantes neutras, dependentes do pH da solução corante, que em condições apropriadas coram os componentes nucleares e citoplasmáticos dos leucócitos,com predominância de tons vermelhos (quando ácidos) e azulados diversos (quando básicos). A coloração das células diferencia em detalhes as estruturas nucleares e citoplasmáticas, permitindo a avaliação do tamanho das células, a relação núcleo/citoplasma, a forma do núcleo, a presença de nucléolos, o padrão da cromatina e a coloração do citoplasma, a presença de granulação, vacúolos e outras alterações morfológicas.
A anticoagulação é a inibição terapêutica controlada da coagulação do sangue por meio de medicamentos apropriados (isto é, anticoagulantes). Alguns anticoagulantes se prestam melhor à hematologia pelas suas propriedades conservadoras da morfologia celular e dos componentes do plasma, especialmente os fatores da coagulação.
OBJETIVOS
No trabalho será adentrado aos assuntos que se referem a corantes usados em hematologia. Em nível de esclarecimento vamos relembrar aqui um pouco do significado de hematologia, que nos remete ao ramo da biomedicina que ira estudar o sangue e os elementos figurados do sangue como as hemácias os leucócitos e plaquetas. O consequente estudo da hematologia nos levara aos elementos propostos neste trabalho que são os anticoagulantes substancias essas que evitam com que o sangue coagule e retardam sua deteriorização, e como sabemos existem diversos anticoagulantes de uso laboratorial, mas somente alguns devem ser utilizados na hematologia. São pelas suas propriedades que são conservadoras da morfologia celular e também dos componentes de plasma, neste trabalho traremos em foco a parte dos anticoagulantes.