ISO 14000
Introdução
As normas ISO 14000 de Gestão Ambiental, foram inicialmente elaboradas visando o manejo ambiental, que significa “o que a organização faz para minimizar os efeitos nocivos ao ambiente causados pelas suas atividades” (ISO, 2000). Essas normas tem o objetivo da prevenção de processos de contaminações ambientais, uma vez que orientam a organização quanto a sua estrutura, forma de operação e de levantamento, armazenamento, recuperação e disponibilização de dados e resultados (sempre atentando para as necessidades futuras e imediatas de mercado e, consequentemente, a satisfação do cliente), entre outras orientações, inserindo a organização no contexto ambiental.
O objetivo geral da ISO 14000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais. Um SGA oferece ordem e consistência para os esforços organizacionais no atendimento às preocupações ambientais através de alocação de recursos, definição de responsabilidades, avaliações correntes das práticas, procedimentos e processos.
Levando em conta a importância desta norma, este artigo busca o melhor entendimento sobre a ISSO 14000, trazendo a mostra exemplo do certificado, como consegui-lo, perde-lo, um estudo de caso de uma empresa fictícia, ranking das empresas certificadas por mês e ano, evidenciando ainda o estado e continente.
Resumo
Este artigo tem como objetivo o entendimento sobre a ISO 14000 de Gestão Ambiental, evidenciando a sua parte prática. Traz-se um modelo de certificado da ISO, detalhes de como consegui-lo, informações de como perde-lo, o ranking das empresas que mais recebem certificados por mês, ano e continente, além de um estudo de caso de uma empresa fictícia criada pelo grupo.
Metodologia
ISO 14000
O meio ambiente vem cada vez mais se destacando nas