Iso 14000
SÃO PAULO
2013.
CONCEITO
O ambiente altamente competitivo em que estamos inseridos,intensificou e ampliou consideravelmente a luta pela sobrevivência A dinâmica de mudanças nas empresas é constante, sendo assim, elas precisam proteger a si próprias de alguns efeitos adversos que fazem parte da dinâmica da mudança. Mudanças em recursos humanos, tecnologia e expectativas dos clientes compõem uma parte da base de dados sobre as quais decisões gerenciais e operacionais são tomadas.
Construindo dessa forma uma imagem positiva e de credibilidade, indispensáveis para um bom relacionamento com a comunidade, os funcionários e vital para todos os clientes
O ISO 14000 faz parte dessa imagem positiva, pois é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organização Internacional para Padronização).
O seu principal objetivo fornecer diretrizes para a utilização de um sistema de gestão ambiental. A norma pretende fornecer uma estrutura que assegure a adequação dos processos da empresa à legislação ambiental vigente, mostrando o comprometimento com a preservação do meio ambiente e, ainda, aumentando a produtividade através da introdução de processos mais eficazes.
As normas ISO 14000 têm sido adotadas por organizações de diversos países como base para seu sistema de gestão ambiental. Segundo VALLE “tendo como objetivo o aprimoramento contínuo das atividades da empresa, através de técnicas que conduzam aos melhores resultados, em harmonia com o meio ambiente, deve-se realizar e seguir normas e diretrizes mínimas a partir da política ambiental, alcançando assim o sistema de gestão ambiental”. Com o Brasil não foi diferente. Vem crescendo no País o número de pessoas com ISO 14000, demonstrando uma tendência positiva à adoção