Determinação pi
Resumo 3 Introdução 4 Objectivos: 4 Fundamentos teóricos: 4 Protocolo Experimental 6 Material 6 Procedimento Experimental 6 Resultados 7 Calculo das coordenadas do centróide: 8 Traçado do gráfico: 9 Determinação do coeficiente angular: 10 Cálculo da grandeza: 10 Calculo do erro da grandeza: 10 Resultado experimental: 11 Conclusão 12 Bibliografia 12
Resumo
O Pi (π) é um valor numérico (3,141592654) originado da relação entre o perímetro (P) e o diâmetro (D) de uma circunferência pela expressão: P = πD.
A craveira é um instrumento de medida de comprimentos, constituído por uma escala e um nónio que permite determinar com facilidade espessuras, diâmetros e profundidades de objectos.
A finalidade desta actividade experimental é familiarizarmo-nos com os instrumentos de medidas e a análise de gráficos resultados.
O que iremos fazer neste trabalho prático é medir o diâmetro e o perímetro de diferentes discos para determinar o valor de π e posteriormente comprovar o rigor das medições efectuadas.
Primeiramente vai-se medir os diâmetros e perímetros dos discos com a ajuda de uma craveira e um fio de nylon, e registar os resultados. De seguida faz-se a análise dos resultados obtidos com auxílio de gráficos. Por fim compara-se o valor obtido com o esperado.
O valor obtido para o π foi de: 3.236641221 ± 1.315342065
Os resultados obtidos são bastante satisfatórios pois conseguimos chegar a um valor aproximado do esperado.
Os objectivos deste relatório foram cumpridos.
Introdução
Objectivos:
Este trabalho prático tem como objectivos a familiarização com instrumentos de medida de pequenos comprimentos (craveira e palmer), e também a análise gráfica de resultados.
Fundamentos teóricos:
A craveira é um instrumento de medida de comprimentos, constituído por uma escala e um nónio que permite determinar com facilidade espessuras, diâmetros e profundidades de objectos. Figura 1: Imagem de uma caveira.
O nónio