Saúde
HISTÓRIA DA EMFERMAGEM
INTRODUÇÃO
A imagem significa o quadro que uma pessoa tem do objeto de sua vivência. Seu conceito está intimamente ligado à ideia de prestígio social e sua construção relaciona-se concepções, sentimentos e atitudes. Imagem pode significar também a opinião (contra ou a favor) que o público ter de uma instituição, organização ou personalidade ou ainda o conceito que uma pessoa goza junto a outrem.
A imagem de qualquer categoria profissional na sociedade pode ser associada a poder, reconhecimento e status. O que a sociedade pensa de profissional é tão importante quanto aquilo que ele é, pois a projeção de uma imagem negativa dificulta o desenvolvimento da profissão e o seu reconhecimento por parte da sociedade.
IMAGEM FLOCORICA DA EMFERMAGEM
A imagem da enfermeira é uma preocupação mundial, tendo em vista a produção científica acerca do tema encontrada na literatura, indicando que há décadas o assunto é pertinente e merece a atenção dos profissionais. A profissão de Enfermagem evoluiu, assim como seu ensino, porém a figura da enfermeira hoje é ainda permeada pelos conceitos e estereótipos associados à função de auxiliar o médico e à falta de vida social pela total dedicação à profissão de fadas e feiticeira se até ao erotismo e sensualidade
São numerosas as referências associando as enfermeiras a figuras de anjos de branco, santas e religiosas, que podem ser explicadas tanto na cor predominante dos uniformes ou nas origens da profissão, como nas virtudes desejadas tanto para as religiosas como para as enfermeiras, tais como: obediência, respeito à hierarquia e humildade. As enfermeiras também são vistas como anjos que protegem vidas humanas, aproximando-se muitas vezes a super-heróis, que não sentem dores, não têm necessidades, horários ou família.
O caráter manual atribuído ao cuidado direto aos doentes contribui para sua