Trabalho Eletrostática
A eletrostática é a parte que estuda a eletricidade estática, ou seja, o estudo das cargas elétricas em repouso em um corpo.
Ao ganhar elétrons um corpo se eletriza negativamente, porém quando ocorre o processo inverso e o corpo perde elétrons, o mesmo passa a ser eletricamente positivo devido ao maior número de prótons que prevalecentes em seu interior.
A medida em que um corpo está eletrizado, ele tende a repelir ou atrair um outro corpo, isso tudo a partir da quantidade de elétrons obtida. Um corpo eletricamente positivo tende a atrair um corpo eletricamente negativo, e vice versa, no entanto cargas positivas repelem as cargas com o mesmo sinal, consequentemente corpos com cargas negativas também repelem aqueles que detém excesso de elétrons.
Uma porção de matéria, em seu estado natural, pode ser considerada eletricamente neutra, caso nenhum agente externo venha a atuar sobre si, assim seu número de prótons e elétrons serão exatamente o mesmo.
Entretanto esse equilíbrio entre as cargas também pode ser desfeito por meio da eletrização, processo pelo qual um corpo neutro torna-se carregado. A maneira mais prática de se fazer isso é através do atrito, porém há outras formas de se carregar um corpo neutro, como a eletrização por contato ou até mesmo indução.
DESCARGA ELÉTRICA
A partir do momento em dois corpos de cargas contrárias se aproximam, o excesso de elétrons de um deles é atraído pelo que está em falta em forma de descarga elétrica, essa descarga pode se dar por arco ou contato. Se a diferença de elétrons dos materiais for considerável, a carga negativa passa de um material para o outro através do ar, um bom exemplo disso é o raio provocado pela tempestade.
DESEQUILÍBRIO E POTENCIAL ELÉTRICO
Um material fortemente atritado ficará intensamente eletrizado, sendo assim tem maior capacidade de realizar um trabalho, demonstrando um maior potencial elétrico do que aqueles que foram fracamente atritados. Esse potencial elétrico depende