sociologia
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
03
2 DESENVOLVIMENTO
05
CONSIDERAÇÕES FINAIS
10
REFERÊNCIAS
11
1. INTRODUÇÃO
Esta produção textual pretende articulares os conteúdos das disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade; Comportamento Organizacional.
2 DESENVOLVIMENTO
No decorrer da história da humanidade sempre surgiu alguma forma rudimentar de administrar as organizações desde as mais simples até as mais complexas. O desenvolvimento das idéias e teorias acerca da Administração foram extremamente lento até o Século XIX, acelerando-se incrivelmente a partir do início do século XX.
A influência de filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, nas tarefas de Administração na Antiguidade é marcante. Com o surgimento da Filosofia Moderna, destacam-se Bacon e Descartes. A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou de certa maneira o pensamento administrativo.
Igualmente, a organização militar trouxe grande influência para a Administração, contribuindo com alguns princípios que a Teoria Clássica, mais adiante, iria assimilar e incorporar.
A Revolução Industrial veio produzir o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico de situações, problemas e variáveis, a partir do qual teria início a Teoria Clássica da Administração.
Dentro desse contexto de grandes mudanças econômicas, sociais, e demográficas, muitos estudiosos e profissionais começaram a perceber o quão difícil se tornava a organização e o controle dessas grandes empresas, as quais precisavam lidar com diversas variáveis, ao mesmo tempo em que buscavam garantir o lucro necessário a manutenção do empreendimento e a remuneração do capital investido. Surgem, então, no