Saúde no trabalho
LENICE DORICO DE SOUZA - RA: 2210107341
THAIS SANTANA - RA: 2210112433
SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO: IDENTIFICAR, BOAS PRÁTICAS E PRINCIPAIS DIFICULDADES RELACIONADAS EM EMPRESAS FABRICANTES DE BATERIAIS AUTOMOTIVAS.
SÃO PAULO
2012
Segurança e Saúde no Trabalho A Segurança e Saúde no Trabalho reduz riscos de acidentes, promove a saúde e a satisfação dos trabalhadores, melhora os resultados operacionais e a imagem das organizações.
Escolhemos este trabalho para identificar, boas práticas e principais dificuldades relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho em empresas fabricantes de baterias automotivas.
Este trabalho revelou o grande apoio da área de Recursos Humanos e a participação ativa dos colaboradores que determinantes para o sucesso deste sistema e que as principais dificuldades vem das falhas na comunicação, e ausência de visão estratégica para segurança.
A globalização dos mercados tem aumentado consideravelmente a competitividade mundial, o que impõe às organizações a contínua busca por novas ferramentas de gestão que possam auxiliar na melhoria de seus processos.
Com a implantação de Segurança e Saúde no Trabalho (qualidade, meio ambiente, segurança e saúde do trabalho, responsabilidade social, etc.), as organizações objetivam o aumento da qualidade de produtos e serviços, o desenvolvimento sustentável, melhor relacionamento com a sociedade e, consequentemente, o aumento da lucratividade, podendo, assim, transformar as pressões de mercado em vantagens competitivas. O bom desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho é decisivo para as empresas, uma vez que este sistema reduz os riscos de acidentes, promove a saúde e a satisfação dos trabalhadores, melhora os resultados operacionais e a imagem da organização, criando novas oportunidades de crescimento.
A Segurança e Saúde no Trabalho ganha importância ainda mais acentuada quando se considera o ambiente de produção de