Gestão de cobrança
Bruna Porto
Resumo: Neste artigo será abordada a importância do ciclo operacional e financeiro de uma empresa, focando em uma parte de extrema relevância que vem a ser chamada de cobrança. Com o intuito de sanar o problema é necessário que hajam intermediadores capacitados e motivados que venham a desenvolver e aplicar procedimentos que visam entender o comportamento da inadimplência num âmbito geral e restrito quando tratado ao devedor. Através de análises de um determinado setor, negociações e estratégias começam a ser planejadas, organizadas e controladas, buscando de forma positiva à recuperação dos inadimplentes e o sucesso na atividade.
Palavra Chave: Estratégias; Inadimplência; Cobrança.
1. INTRODUÇÃO
A análise de crédito vem sendo uma das áreas mais importantes para os investidores de capital, estes visam garantir o retorno do capital aplicado em investimentos ou melhoria de bens de seus clientes. Para BLATT, Adriano (1999, p. 93) “a análise de crédito é um processo organizado para analisar dados, de maneira a possibilitar o levantamento das questões certas acerca do tomador do crédito”.
Uma empresa que presta serviços diretos a clientes tem como base realizar a fidelização dos mesmos através da satisfação pelo serviço prestado, o bom atendimento e relacionamento com o seu cliente. Mas, há uma preocupação ligada direta a administração financeira de seu negócio que é a obtenção de lucros e ligado aos lucros há uma preocupação assídua que é a inadimplência gerada por clientes.
O não cumprimento de pagamentos pelos serviços prestados gera inadimplência e para que essa situação seja minimizada e/ou até zerada passa a entrar em ação os Gestores de Cobrança que vem para somar com a organização empresarial e aperfeiçoar a administração financeira da empresa. A cobrança é vista como algo indesejado, porém quando há profissionais capacitados, com poder da negociação em suas mãos, abordagem correta, e