Riscos em fundos de investimentos
RESUMO
Este trabalho teve seu foco nos fundos de investimentos, analisando principamentes os fundos DI, suas caracteristicas, seus riscos e o retorno esperado, e, como acontece o redimento. A coleta dos dados foi feita através de pesquisa blibliográfica, com o objetivo principal de fazer uma comparação entre a rentabilidade da poupança e dos fundos DI durante um periodo de aplicação, demonstrandos os redimentos de ambos.
Assim, este trabalho além de buscar explicar os fundos de investimentos, também irá auxiliar na tomada de decisões, para aplicações nos fundos referenciados, fundos de ações, fudos de renda fixa e fundos DI. Os resultados deste trabalho apontam para investidores mais conservadores, uma vez que so fundos DI seguem a taxa de diária de juros e consequentemente os risco são menores.
PALAVRAS-CHAVE: fundos de investimentos; fundo DI, retorno e risco
1. INTRODUÇÃO
Os fundos de investimento vêm se expandindo ano a ano e já são a principal modalidade de investimento no Brasil. Essa expansão aumenta a importância da participação destes no mercado financeiro. Os fundos vêm passando por uma série de mudanças nos últimos anos, que tem contribuído para o aumento da transparência na gestão de recursos de terceiros.
Diante dessa realidade, levanta-se a seguinte pergunta de pesquisa: quais são as perspectivas de retorno (rentabilidade) e o risco de se investir em fundos de investimento DI? Para se responder tal pergunta, o objetivo do trabalho é analisar as características dos fundos DI, comparando-os com o investimento financeiro mais tradicional no Brasil, a poupança.
A análise de tal tema é muito relevante, visto que vários investidores tradicionais optam pela poupança, sem levar em conta outros tipos de investimento com maiores benefícios e que também possuem um risco muito baixo.
Para se abordar tal tema, o trabalho foi dividido em três itens. No primeiro, serão