Fundos de investimento
O trabalho apresentado a disciplina de Mercado de Capitais consiste na apresentação dos principais fundos de investimentos disponíveis no mercado financeiro, suas principais características e vantagens. O objetivo é oferecer informações suficientes para avaliar as alternativas e optar pelas mais vantajosas opções de investimento.
2. CONCEITO
Fundos de investimentos é uma concentração de recursos financeiros captados de Pessoas Físicas e Jurídicas, fracionados em cotas e destinados às aplicações financeiras, em títulos públicos e privados, nos mercados de renda fixa, renda variável e derivativos, de acordo com o regulamento e a política de investimento do fundo. Os fundos de investimento são uma espécie de condomínio de investidores, que aplicam seus recursos em uma cesta de ativos. Esses ativos podem ser de naturezas diferentes. A rentabilidade a ser dividida entre os investidores vai refletir o desempenho em conjunto dos ativos que fazem parte do fundo.
3. COMO FUNCIONA O FUNDO DE INVESTIMENTO
Para existir como uma pessoa jurídica o fundo de investimento deverá ter um estatuto social onde constarão os direitos e deveres dos cotistas bem como os aspectos relativos à organização social do fundo. Como todo condomínio a Assembléia de cotistas é o órgão decisor e a ela cabe aprovar o balanço social do fundo bem como definir certas funções administrativas que um fundo necessita para ser aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários que é o órgão do Governo Federal responsável pela fiscalização dos fundos de investimento. As funções administrativas são as seguintes:
Gestor da carteira de investimento: será o responsável pela gestão do patrimônio do fundo de investimento.
Administrador: será o responsável pela representação do fundo perante os órgãos de fiscalização do governo.
Custodiante: será o responsável pela guarda dos títulos que compõe a carteira de investimento.
Distribuidor: que