Tratamento de agua
Relatório de atividade experimental como parte da avaliação da disciplina Química Experimental.
Componentes do grupo:
Cristiany Alves da Silva
Flavio Augusto Braga
Isadora Carolina Bastos de Oliveira
Karina Andrade de Carvalho
Thiago Oliveira D Eleuterio
Valdnei Pereira das Neves
Professor responsável: Ana Paula Brescancini Rabelo
Poços de Caldas / MG
2o semestre de 2008
1. RESUMO Verificar, com uma série de experimentos, a qualidade da água das torneiras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus de Poços de Caldas.
2. INTRODUÇÃO Foram realizados os seguintes experimentos para determinar a qualidade da água: - Determinação do pH - Determinação da acidez. - Determinação de cloretos. - Determinação da dureza. - Determinação da alcalinidade. - Determinação de matéria orgânica.
3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO A água pode conter, em decorrência de "contaminações" componentes diversos que comprometem seu grau de pureza. Para a avaliação das características da água pode-se utilizar parâmetros de qualidade. Estes parâmetros podem ser subdivididos em físicos, químicos e biológicos.
Parâmetros físicos: o Cor o Turbidez o Sabor e odor o Temperatura
Parâmetros químicos: o pH o Alcalinidade o Acidez o Dureza o Ferro o Manganês o Cloretos o Nitrogênio o Fósforo o Oxigênio dissolvido o Matéria orgânica o Micropoluentes orgânicos: (metais pesados como: As, Cd, Cr, Pb, Hg e Ag; e outros íons inorgânicos como, CN-,F- etc. o Micropoluentes orgânicos: Defensivos agrícolas, alguns detergentes e produtos químicos, sendo muitos não degradáveis.
Parâmetros biológicos: o Bactérias heterotróficas. o Coliformes