Índio do mato grosso do sul
Os traços culturais destas populações estão presentes hoje em nossa cultura. Nas diversas formas de expressão cultural, na dança, na música, nas artes plásticas, no artesanato, e culinárias.
A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena.
Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao
Aluno condições para estar em contato com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando sua valorização e preservação. Fazendo assim com que os alunos indígenas também sinta orgulho de seus antepassados e suas raízes se fortalecendo.
Palavras-chave: Índio, Nossa gente, Nossa cultura.
1 INTRODUÇÃO Atualmente o Mato Grosso do Sul abriga uma das maiores populações indígenas do país. Os Terena, por contarem com uma população bastante numerosa e manterem um contato intenso com a população regional, são o povo indígena cuja presença no estado se revela de forma mais explícita, seja através das mulheres vendedoras nas ruas de Campo Grande ou das legiões de cortadores de cana-de-açúcar que periodicamente se deslocam às destilarias para changa, o trabalho temporário nas fazendas e usinas de açúcar e álcool. Essa intensa participação no cotidiano sul-matogrossense favorece a atribuição aos Terena de estereótipos tais como “aculturados” e “índios urbanos”. Tais declarações servem para mascarar a resistência de um povo que, através dos séculos, luta para manter viva sua cultura, sabendo positivar situações adversas ligadas ao antigo contato, além de mudanças bruscas na paisagem, ecológica e social, que o poder colonial e, em seguida, o Estado