indios
Daiana B. Filgueira B88JFF-0
Daniela Mendes da Silva B64828-7
Dayana Gomes de Paula B91464-5
Edilaine de Andrade B93701-7
Genielly Mendes Silva B936JI-4
Karoline Rodrigues Filgueira B91459-9
Karina Moreira B94273-8
Michelly Tomé Comba B820BF-3
Wesley Matheus Santos B850DH-0
Introdução
Historiadores afirmam que antes da chegada dos portugueses já haviam aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Aqui no Brasil habituavam-se cerca de cinco milhões deles, que eram divididos em tribos onde pertenciam a tupi-guaranis, (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Atualmente há em torno de 400 mil índios no território Brasileiro. Porém muitos deles não vivem como antes. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural. Pelo menos a metade vive quase que exclusivamente das fontes tradicionais (caça, pesca) como os Piripikura no Mato Grosso; enquanto outros já sabem utilizar computador, falar português, e até mesmo, já possuem condições para frequentar uma faculdade.
Como podemos reparar não há como generalizar o modo de viver dos índios, porque cada um vive de um jeito. As pessoas normalmente têm visão dos índios de 1.500, da época da colonização, que vive na mata e são alheios as tecnologias. Houve até críticas de pessoas que lamentaram e imaginaram que eles haviam perdido sua cultura, e que ficaram cada vez mais parecidos com os homens brancos. Porém, os índios se defenderam e dizem que a vida