saude
PALAVRAS, PALAVRINHAS PALAVRÕES.
ANA MARIA MACHADO
Discente: Maria Aparecida Nogueira
Marcia Maria Bem
Nayara C. de Oliveira
Roseli Adriano
Docente: Daniela Eufrásio
Disciplina:
Síntese do Livro
No livro “Palavras, Palavrinhas e Palavrões”, de Ana Maria Machado, há uma menina que gosta de palavras, palavrinhas e palavrões. Ela adora descobrir palavras novas. E se encanta com o mistério daquelas que, sem mudar nada, ora dizem uma coisa, ora significam outra diferente.
A família vai à loucura com essa mania da menina de ficar colecionando e mastigando palavras. Até que um dia, por causa dessa confusão toda do que pode ou não pode falar, a pequena tomou uma decisão importante: não falaria mais nenhuma palavra! Só que a chegada de uma nova irmãzinha faz com que ela mude de ideia e veja que brincar com as palavras de nossa língua é um verdadeiro barato!
Quem tem ou mesmo já teve criança pequena em casa e se lembra da fase da descoberta das palavras vai se identificar com o livro, que trata exatamente desse mundinho em que os pequenos adoram falar ou inventar palavras que, muitas vezes, nem eles próprios sabem o que significa.
Personagens
A menina, avó, pai, mãe, médico, irmã Lúcia.
Enredo
Em síntese, a família retrata o preconceito social e quebra com as expectativas da menina que acabou de descobrir um mundo mágico, mas ainda não sabe lidar muito bem com o uso dessas palavras, palavrinhas e palavrões. Mesmo reprimida, ela revela sua rebeldia e não obedece às proibições da família, preferindo se calar. Ao fim, quando toma a palavra novamente, elabora planos para continuar usando palavrões.
Por meio das descrições do narrador é que caracterizamos a ação como fechada, pois a história tem princípio, meio e fim.
Elementos estruturais
A história apresenta discurso indireto, narrativa contado em 3° pessoa mais possui fala de personagens introduzidas. Há a presença de um