saude
Slide 2 Visão: Ação ou efeito de ver. É a comunicação por meio de imagens ou elementos visuais.
Deficiência Visual:
É a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com caráter definitivo. Não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
Slide 3 Tipos de Deficiência Visual:
Congênita e Adquirida.
Slide 4 Congênita: Ler o slide.
Slide 5 Causas: Ler o slide.
Slide 6 Adquirida: Ler o slide.
Slide 7 Causas: Ler o slide.
Slide 8 Visão Subnormal: Define-se baixa visão, ou visão subnormal, quando a capacidade de visão do melhor olho não passa de 30% em relação ao que se considera visão normal, mesmo com tratamento pertinente ou uso de óculos. Cada pessoa com baixa visão enxerga de forma diferenciada, de acordo com as alterações que podem ocorrer na função visual (prejuízo na acuidade visual, na visão de cores, no campo visual, na sensibilidade ao contraste, na adaptação à luz). De acordo com seu quadro visual e dificuldades no desempenho de atividades, a pessoa com baixa visão poderá fazer uso de auxílios especiais para melhora da resolução visual como, por exemplo, auxílios não ópticos, auxílios ópticos e eletrônicos. A prescrição desses recursos será realizada pelo oftalmologista.
Slide 9 e 10 Classificação da intensidade: Ler os slides.
Slide 11 Classificação do campo visual: Explicar como são. Central: a pessoa só consegue enxergar perifericamente. Periférico: a pessoa só enxerga a sua frente. Sem alteração: cego.
Slide 12 Dados no Brasil: Ler o slide.
Slide 13 Dados no Mundo: Ler o slide.
Slide 14 Braille: O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado