mercado primario
As empresas tem diversas alternativas de financiamentos: empréstimos (capital de terceiros), geração e reinvestimentos de lucros e aporte de capital de acionistas.
É por meio da participação dos proprietários que as empresas adquirem melhores condições financeiras de viabilização de seus projetos de investimentos, tanto pela natureza permanente da captação, como pelo baixo comprometimento do caixa.
Mercado Primário
Mercado onde são negociados, pela primeira vez, os valores emitidos pelas companhias.
Conceito de Ações
É a maior parte do volume comercializado no mercado de capitais.
As ações são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente.
As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em bolsas de valores ou no mercado de balcão.
Um título representativo de um empréstimo que o investidor fez para uma empresa.
Tipos de Ações
Ambas proporcionam resultados da empresa.
participação
nos
Ordinárias
Conferem ao acionista o direito de voto em assembléias gerais.
São as que comandam a assembleia de acionistas de uma empresa onde são definidas: eleição e destituição de membros da diretoria e do
Conselho Fiscal; destino dos lucros; reformar o estatuto social; autorizar emissões de debêntures e aumento de capital; etc.
Ordinárias
Cada ação ordinária equivale a um voto.
O poder de decisão concentra-se no investidor ou no grupos de investidores que tem maior quantidade de ações. Concentração – tem controle bastante identificado, dificultando livre negociação no mercado e os movimentos de preço.
Pulverização – permite que os investidores (ou grupos) com maior participação acionária assumam o controle, incentivando uma maior participação do capital votante.
Preferenciais
Não atribuem ao seu titular direito a voto.