Apostila de Contabilidade Comercial
CONTABILIDADE
COMERCIAL
A apostila em tese não é uma obra original e é fruto de compilação de diversos textos, dos quais alguns não localizamos a origem.
OPERAÇÕES COMERCIAIS
A Contabilidade Comercial permite controlar a movimentação do Patrimônio das empresas comerciais, registrando os fatos administrativos decorrentes da gestão dessas empresas.
Movimentação dos Estoques
Em termos gerais a movimentação de estoques dá-se através das operações de compra, vendas, empréstimos, doações, brindes, bonificações, transferências e etc.
Operações com Mercadorias
Resultado com mercadorias é obtido da diferença entre o valor das vendas efetuadas num determinado período e o valor do custo destas mesmas mercadorias vendidas incorrido neste mesmo período.
Assim: RCM = V – CMV Resultado com Mercadorias = Vendas – Custo das Mercadorias Vendidas
Vendas representa o total faturado contra o cliente, devendo ser deduzido deste valor os valores do ICMS e outros impostos sobre a venda, caso existam.
Custo das mercadorias vendidas (CMV) representa o valor atribuído as mercadorias negociadas. É o valor de custo para o comerciante. Monetariamente, o valor do CMV é obtido pela equação:
CMV = EI + C – EF
EI = Estoque Inicial
C = Compras
EF = Estoque Final
Inventário Periódico x Inventário Permanente
A característica básica do inventário periódico é que a empresa toma conhecimento do volume de seus estoques (para fins contábeis) de tempos em tempos, ou seja, ao final de cada período (mês, semestre, ano), com isso o valor do CMV só é conhecido ao final deste período. Por isso não há registro do CMV a medida que as vendas são efetuadas.
No inventário permanente, a cada venda efetuada a empresa controla cada item de estoque negociado, o valor do CMV é registrado a cada venda. A adoção do inventário permanente implica na adição de controles