Noções de contabilidade
CONTABILIDADE GERENCIAL
AULA 1 - INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
1. História da Contabilidade
A Contabilidade empírica, ou seja, aquela que realizada através das experiências das pessoas, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos. O inventário exercia (e exerce até hoje), um importante papel, pois tinha como contagem o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" mostra o agrupamento de itens da mesma espécie.
As primeiras escritas contábeis tinham a data do final do período da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações. Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos.
Os registros combinavam a figura com o numérico. Gravava-se o rosto do animal cuja existência se queria controlar e o número correspondente às cabeças existentes.
Embora simples, o registro, em sua forma, assemelhava-se ao que hoje se processa. O nome da conta, "Matrizes", por exemplo, substituiu a figura gravada, enquanto o aspecto numérico se tornou mais qualificado, com o acréscimo do valor monetário ao quantitativo. Esta evolução permitiu que, paralelamente à "Aplicação", se pudesse demonstrar, também, a sua "Origem".
Os registros se tornaram diários e, posteriormente, foram sintetizados em papiros ou tábuas. Sofreram nova sintetização, agrupando-se vários períodos, o que lembra o diário, o balancete mensal e o balanço anual. Já se estabelecia o confronto entre variações positivas e negativas. Reconhecia-se a receita, a qual era confrontada com a despesa.
Apostila Cursos Técnicos EAD – Profª Inara Vieira
2
CONTABILIDADE GERENCIAL
A origem da Contabilidade estava ligada inicialmente ao comércio suprindo as necessidades de registros do patrimônio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo