LIBRA Terminais
Prof. Pérsio B Moraes
GESTÃO CONTÁBIL
E FINANCEIRA
Prof. Pérsio Belluomini Moraes
0
Apostila de Contabilidade
Prof. Pérsio B Moraes
1
Origem da Contabilidade
As civilizações antigas já tinham preocupação com sua riqueza, um exemplo primitivo do uso da contabilidade é quando o homem começou a contar e controlar o seu rebanho.
Alguns estudiosos remontam o surgimento completo da contabilidade há 4.000 anos a.C. na civilização sumério-babilonense.
Escola Italiana
A partir do século XII até o início do século XVII, a Europa, mais particularmente a Itália passou por um período intenso de desenvolvimento econômico e cultural, trazido pela expansão comercial, verificando-se a expansão da contabilidade na Europa. Com a intensa movimentação comercial, surgiu a necessidade de troca do escambo (troca de mercadorias). Foi aí que surgiu a moeda e a contabilidade passou a ter avaliação monetária, além de física.
Após o surgimento do método das partidas dobradas (século XV) e sua divulgação, em 1.494, através da obra de Luca Pacioli (frade franciscano considerado o pai da contabilidade), a chamada
“escola italiana” teve impulso e se espalhou pela Europa. Apesar da obra ser um tratado sobre matemática, incluía uma seção sobre o método das partidas dobradas. Em sua obra, Pacioli indicou ainda normas para a função de inventário, apresentou o sistema e o mecanismo de livros de escrituração e expôs a elaboração do balaço.
Método das Partidas Dobradas
O método das partidas dobradas, ao registrar as operações de uma entidade, evidencia a causa e o efeito dos fatos ocorridos em relação ao controle e a mensuração das variações ocorridas com a riqueza dessa mesma entidade.
Evolução
Já a partir da Revolução Industrial (século XVIII) na Inglaterra, as técnicas contábeis tomaram novo impulso. O enorme desenvolvimento econômico verificado no período gerou as grandes corporações da época e o surgimento do mercado de