Como investir no mercado de capitais
Existem dois tipos de mercado em que podemos comprar ações diretamente na bolsa de valores, que são chamados de mercado primário e secundário.
Mercado primário
Denominamos mercado primário quando uma empresa negocia sua compra e venda de ações pela primeira vez, ou seja, as ações criadas pelas empresas e simultaneamente adquiridas por investidores. No jargão do mercado convencionou-se chamar a criação de ações de emissão de ações, e a aquisição destas ações pelos investidores de subscrição de ações.
Uma empresa pode recorrer ao mercado primário no momento de sua abertura inicial de capital IPO (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial), ou fazer a emissão de um novo lote de ações quando ela já tem papéis negociados no mercado financeiro, colocando mais uma parte da empresa a venda em forma de ações.
Mercado secundário
Denominamos mercado secundário quando os investidores ou acionistas transacionam ações de sua titularidade, ou seja, é o mercado em que é possível comprar e vender ações já emitidas e em circulação. Esta é a forma mais conhecida e utilizada para se comprar ações no mercado financeiro.
Apesar da negociação das ações no mercado secundário ser em sua maioria realizado na bolsa de valores, seu conceito é mais amplo e abrange toda e qualquer operação envolvendo ações já existentes, já emitidas e detidas por um determinado acionista.
Sendo assim, além das bolsas, o termo “mercado secundário” engloba também qualquer compra ou venda realizada em pregão eletrônico, bancos, corretoras de valores ou em negociação direta entre acionistas celebrada por meio de um contrato de compra e venda.
|De forma semelhante, podemos usar um exemplo para explicar os mercados primário e secundário fazendo um paralelo com a compra de um |
|imóvel que acabou de ser construído. Quando um comprador adquire o imóvel diretamente da construtora, ele está fazendo uma aquisição|
|no mercado primário; isto é, ele se