Saude
SABRINE DE C. E CARVALHO **
ISABEL CRUZ***
RESUMO:
A dor crônica é uma das situações mais incomodas e desesperadora para o homem. No universo de alta complexidade, como as unidades de terapia intensiva, identificamos um grupo que necessita de um cuidado especial prevenindo precocemente instabilidades que surgem com a dor crônica. Destacando a importância de diagnostico de enfermagem preciso, no desenvolvimento técnico cientifico da enfermagem, tendo como objetivo analisar aplicabilidade a pratica profissional. O estudo foi desenvolvido através de revisão de bibliografia, identificando produção cientifica no período de 1995 a 2000. Foram utilizados 10 periódicos de enfermagem relacionados ao tema concluímos que a identificação precoce e o tratamento adequado, juntamente com o apoio emocional são importantíssimos para uma assistência de enfermagem com qualidade a esses pacientes já tão fragilizados.
Unitermos: dor, dor crônica, analgesía e diagnóstico de enfermagem.
____________________________________________________________
___ • Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados intensivos, da Universidade Federal Fluminense. ** Enfermagem Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense. *** Doutora em Enfermagem Titular da Universidade Federal Fluminense.
INTRODUÇÃO:
Segundo Carpenito: (1997), “dor crônica é toda aquela com duração superior a seis meses, persistentes ou intermitente”. Conforme este dado o presente estudo visa analisar a dor crônica e suas implicações, enquanto um diagnóstico de enfermagem, a fim de atenuar a dor de caráter crônico detectando e prevenindo algumas complicações que interferem na terapêutica. O tema foi escolhido devido à dor ser considerada uma das situações mais incomodas e desesperadoras que acometem o homem, especialmente