saude publca
Coordenação do Curso de Farmácia
2011
1.0 INTRODUÇÃO
Para a concretização dos conhecimentos adquiridos durante a formação, proporciona-se ao acadêmico na sua grade curricular o desenvolvimento de atividades extra-classes sob a forma de estágio supervisionado. O estágio curricular é a atividade que propicia ao egresso adquirir experiência profissional específica contribuindo efetivamente para capacitá-lo no exercício da atividade farmacêutica e inseri-lo no mercado de trabalho.
Segundo o Art. 7o das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, Resolução CNE/CES 2, datado de 19 de fevereiro de 2002, a carga horária mínima de estágio curricular supervisionado deve ser de 20% da carga horária total do curso de Graduação em Farmácia para formação do profissional generalista.
O Estágio Supervisionado constitui-se numa necessária qualificação de seus discentes, articulado na relação teórico-prática entre professor, supervisor de campo e aluno, no processo de ação-reflexão-ação, no contexto social mais amplo. Sendo assim, o papel e a função da disciplina Estágio Supervisionado é servir de núcleo articulador entre a realidade acadêmica (reflexões e conceituações) e a realidade social, buscando um processo de ensino-aprendizagem que abrange planejamento, desenvolvimento e avaliação do estágio nas três grandes áreas de atuação profissional (Medicamentos, Ciência Alimentos e Análises Clínicas) frente às exigências e necessidades colocadas à profissão permitindo que o discente estabeleça uma relação teórico-prática com os profissionais nas diversas áreas do fazer profissional, seja em instituições de natureza pública, privada ou não-governamental de acordo com os convênios firmados entre as instituições/empresas.
O Curso de Farmácia do UNINORTE possui 3200 horas de disciplinas curriculares, 200 horas de atividades curriculares e