Poluição
Claudia Maria Vaz
Débora Maria da Paixão
Marcos Vínicius Rocha
Murielle Cristine Costa Melo
Disciplina: Engenharia Ambiental
Turma: Noturno B
Professor: Tiago Santos
Definição:
"A degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população, criem condições adversas às atividades socioeconômicas, afetem desfavoravelmente a biota, afetem condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente e lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos". (Lei 6938 de 1981, PNMA).
A poluição provem das alterações provocadas pelas atividades e intervenções humanas no meio ambiente. No processo de industrialização e crescimento populacional nas cidades tanto no Brasil como em outros países a poluição passou dos limites da capacidade natural de tratamento da natureza, com isso começaram a se agravar os problemas ambientais, passando de locais e regionais, a problemas de caráter global.
OS TIPOS DE POLUIÇÃO:
1. Poluição Atmosférica 2. Poluição Hídrica 3. Poluição do Solo 4. Poluição Sonora 5. Poluição Luminosa 6. Poluição Visual 7. Poluição Radioativa
1. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
A poluição atmosférica caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar, provenientes sobretudo da atividade humana e isso ocorre de diversas formas: as fumaças que saem pelas chaminés das fábricas, pelos tubos de escapes dos automóveis, os quais emitem grande quantidade de gases poluentes, tendo como principal o monoxó de carbono, a queima de lixo a céu aberto, os incêndios em florestas. Existe também os fatores naturais como a erupução de vulcões que jorram na natureza gases, fumaça e partículas.
A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industrializadas toneladas de poluentes. Atualmente