Trabalho de Economia - Estruturas de mercado
Questão 1
a) Não, Porque na apuração do produto, são considerados apenas os bens finais, de modo que o valor adicionado na economia é dado pelo valor dos bens produzidos por uma economia depois de reduzidos os custos da matéria prima. Desta forma, o valor adicionado à economia pela empresa de tecidos é 1900, pois não há matéria prima relatada no quadro. Enquanto que o valor adicionado à economia da empresa de vestuário é dado por:
Somando os valores temos:
b) Produto = Despesa – pois o Produto é a soma dos bens e serviços finais produzidos, no país, durante certo período, e a Despesa é a soma de bens e serviços finais comprados. Ora, os bens e serviços finais que não são comprados no período – variação de estoque – são considerados como se fossem comprados pelos seus produtores. Logo, Produto e Despesa são idênticos, e na mensuração, sob a ótica Produto, consideramos o valor adicionado pelos diversos setores econômicos, e sob a ótica Despesa a compra daquele Produto para os dois fins possíveis. (consumo ou investimento).
Produto = Renda – O Produto foi definido como a somatória dos valores adicionados e a Renda como pagamentos aos fatores produtivos. Como a soma dos valores adicionados é igual à soma das vendas das empresas menos os materiais comprados, todos os demais pagamentos feitos por elas, tais como salários, juros, lucros aluguéis, etc., que participam na produção, constituem-se, de uma forma ou de outra, em Rendas. Logo, a Renda é idêntica ao Produto
No exemplo dado as despesas são a soma das remunerações dos fatores produtivos (Salários, juros, aluguéis, lucros e etc.). O produto é o bem que está sendo comercializado, no caso da fábrica de tecidos são os tecidos, no caso da empresa de vestuário as roupas. A receita é o total adquirido através da venda do produto. Nos dois casos:
Questão 2
Função Consumo:
Função Investimento:
a) A renda de equilíbrio é:
b) O multiplicador de investimentos é (Coeteris Paribus):