Satisfação no Trabalho
Print version ISSN 0303-7657
Rev. bras. saúde ocup. vol.30 no.112 São Paulo July/Dec. 2005 http://dx.doi.org/10.1590/S0303-76572005000200007 Satisfação no trabalho - uma breve revisão1 Job satisfaction - a short review
Elaine Cristina MarquezeI; Claudia Roberta de Castro MorenoII
IProfissional de Educação, Professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
IIBióloga, Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma breve revisão sobre satisfação no trabalho, analisando suas diferentes concepções. Associadas a essas concepções, também são apresentadas características do trabalho que interferem e determinam a satisfação, bem como as conseqüências da satisfação e da insatisfação no ambiente de trabalho.
Palavras-chaves: satisfação no trabalho, saúde do trabalhador, trabalho.
ABSTRACT
The purpose of this article is to present a short review of work satisfaction, analyzing its different conceptions. Associated to such conceptions we also present work characteristics that interfere and determine satisfaction, as well as the consequences of satisfaction and non-satisfaction at the work environment.
Keywords: job satisfaction, occupational health, job.
Introdução
A avaliação de um sistema de trabalho se dá a partir da capacidade de adaptação do trabalho ao homem e do homem ao trabalho (GUÉRIN et al., 1997; DEJOURS, 2002). Um dos aspectos que interfere na capacidade de adaptação é a satisfação no trabalho, que, segundo Rohmert (apud FISCHER & PARAGUAY, 1989), refere-se à integração, à autonomia, à motivação, ao envolvimento e à utilização das capacidades físicas e mentais.
O comportamento humano no ambiente de trabalho vem sendo amplamente estudado nos últimos tempos, destacando-se no aspecto emocional a satisfação que o trabalhador possui em sua atividade. Segundo