Satisfação no trabalho
ACADÊMICO: Claudinei Pruciano
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar o nível de satisfação no trabalho entre os colaboradores da CREHNOR – Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos de Novo Sarandi, os 52 colaboradores nas suas 22 agencias que responderam, forneceram dados coletados através de um questionário, e, após análise se concluiu que os colaboradores estão Pouco Satisfeitos no trabalho.
Palavras Chaves: Satisfação, Insatisfação, Motivação e Trabalho.
Introdução
Na busca por melhores resultados nas organizações, a motivação, satisfação e insatisfação tem sido fruto de muitos estudos. Procurando descobrir o que motiva, satisfaz ou insatisfaz, pesquisadores buscam descobrir o procedimento a ser a dotado, para que melhore o desempenho profissional, e consequentemente o desempenho da organização. A teoria das organizações, através das mais variadas escolas, é um exemplo claro na busca por uma melhor inserção do colaborador na organização.
Apesar de estudos por muitas décadas, ainda as opiniões são controversas, não havendo consenso entres os pesquisadores sobre como ocorre e como é a satisfação, insatisfação ou motivação no trabalho. Archer (Bergamine & Coda, 1990) define o motivo como sendo uma necessidade atuando sobre o intelecto, o que leva uma pessoa a agir. Partindo desse princípio, afirma que a motivação é uma tomada de direção para ação e origina-se de um motivo (necessidade). Nesse contexto, o autor afirma que a satisfação ocorre com o atendimento ou eliminação de uma necessidade.
Em sua opinião, motivador e fator de satisfação são antítese, alertando para a confusão que se faz entre fator de satisfação e necessidade, pois é importante salientar que, o motivador é a necessidade e não o fator de satisfação da necessidade, assim, sendo, “a motivação, portanto, nasce somente da necessidade humana e não