SATISFAÇÃO COM O TRABALHO
Definição de Robbins: Robbins (2002) tem por conceito de satisfação no trabalho a atitude geral de uma pessoa em relação ao seu trabalho, envolvendo as relações de trabalho, até mesmo as relações de poder; o ambiente; a organização do trabalho; as políticas e programas de gestão da empresa; suas tecnologias; metas, objetivos e interesses; seu ambiente econômico-financeiro; sua história e os desejos dos colaboradores no sentido singular e coletivo. Definição:
A satisfação no trabalho é um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis com os quais os empregados veem seu trabalho, sendo que satisfação no trabalho refere-se tipicamente às atitudes de um único empregado, mas pode também se referir ao nível geral de atitudes dentro de um grupo. E ela tem seu efeito sobre o desempenho no trabalho, tanto na produtividade, no comprometimento, no atendimento aos clientes, o que pode gerar a saída do colaborador, a comunicação com ele tentando trazer melhorias, ser leal e crer que tudo pode melhorar e uma negligência que pode ocorrer com atrasos, redução do empenho e erros.
Conclusão do grupo:
A satisfação de um empregado dentro de uma organização depende de vários fatores, como o tempo dentro da empresa que pode gerar um cansaço físico e mental, a afinidade com colegas de trabalho, o stress do dia-a-dia. Muitas pessoas que não estão satisfeitas com o local onde trabalham acabam influenciando os outros e causando um mal estar dentro da empresa. A empresa deve organizar reuniões, conversar com os funcionários e buscar uma maneira para solucionar os problemas, passando motivação e mudanças.
Exemplo:
Na empresa onde trabalhei (Paula), havia uma funcionaria que todo o dia chegava mal humorada, reclamava do trabalho, não cumpria seus horários e muito menos seus serviços, por muito tempo ela tentou fazer a cabeça de todos dentro da empresa para que saíssem de lá, depois