Satisfação no trabalho
Mensuração da satisfação com o trabalho Dentro de uma organização, o funcionário não deve considerar apenas as atividades operacionais como trabalho. Um bom trabalho não é apenas executar suas funções básicas, mas também criar um bom relacionamento com seus colegas de trabalho, manter uma boa convivência com seus superiores, conhecer e obedecer as regras e as políticas da empresa e até aceitar uma provavél condição de trabalho inferior. A satisfação de um funcionário com o trabalho vai além das funções operacionais básicas, esses outros elementos são levados em consideração na hora de avaliar. Existem duas formas de avaliar a satisfação de um funcionário, Classificação Única Global e a Soma de Pontuação. A primeira é uma forma de questionário onde os funcionários devem avaliar de 1 até 5 questões relacionadas ao ambiente de trabalho. A segunda já possui uma avaliação mais detalhada, pois o funcionário dá a sua opinião sobre determinados assuntos da empresa. Os assuntos abordados nessa avaliação são ligados ao ambiente de trabalho, relacionamento com os colegas, remuneração e até possíveis promoções.
Quão satisfeitas as pessoas estão com seu trabalho? Alguns estudos indicam que nos últimos 30 anos a maioria dos americanos estão satisfeitos com seus empregos. O resultados desses estudos é positivo, mas apesar disso, foi comprovado que a satisfação com o trabalho diminuiu bastante nos últimos 20 anos. Especialistas explicam que essa queda da satisfação no trabalho é devido ao aumento de produtividade dos empregadores e isso faz com que a carga de trabalho aumente também, junto com os prazos de alizações de tarefas.
O efeito da satisfação com o trabalho sobre o desempenho O desempenho dos funcionários é o que causa o interesse dos executivos quanto à satisfação no trabalho.
Satisfação e Produtividade - Funcionário felizes não são funcionários produtivos, é possível dizer que ocorre o contrário, a produtividade é o que provoca a