Satisfa O
Rev Saúde Pública 2004;38(1):55-61 www.fsp.usp.br/rsp Relação entre satisfação com aspectos psicossociais e saúde dos trabalhadores
Relationship between psychosocial job satisfaction and health in white collar workers
Maria Carmen Martineza, Ana Isabel Bruzzi Bezerra Paraguaya e Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorreb a Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
São Paulo, SP, Brasil. bDepartamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Descritores
Satisfação no emprego. Saúde ocupacional. Saúde mental. Avaliação da capacidade de trabalho. Condições de trabalho. Ambiente de trabalho.
Resumo
Keywords
Job satisfaction. Occupational health.
Mental health. Work capacity evaluation. Working conditions.
Working environment.
Abstract
Correspondência para/ Correspondence to:
Maria Carmen Martinez
Av. Onze de Junho, 686 apto. 61-B
Vila Clementino
04041-060 São Paulo, SP, Brasil
E-mail: mcmarti@uol.com.br
Baseado em dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em
2002.
Recebido em 7/11/2002. Reapresentado em 4/7/2003. Aprovado em 4/8/2003.
Objetivo
Identificar se satisfação com aspectos psicossociais no trabalho está associada à saúde dos trabalhadores e verificar se essas associações são influenciadas por características sociodemográficas.
Métodos
Estudo transversal realizado com 224 empregados de uma empresa de auto-gestão de planos de previdência privada e de saúde na cidade de São Paulo. Foram administrados quatro questionários auto-aplicados referentes a aspectos sociodemográficos, satisfação no trabalho e saúde (física, mental e capacidade para o trabalho. As associações entre variáveis foram analisadas por meio dos testes t-Student, Mann-Whitney, KruskalWallis, coeficiente de correlação de Spearman e da análise de regressão linear múltipla.
Resultados
Satisfação no trabalho apareceu associada ao