1 ano MAX WEBER SOCIOLOGIA
Max Weber
A sociedade sob uma perspectiva histórica
Positivismo X idealismo
Essa forma de pensar faz desaparecer as particularidades históricas, e os indivíduos são dissolvidos em meio a forças sociais impositivas.
A pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades.
O conhecimento histórico, entendido como a busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social.
Weber consegue combinar duas perspectivas: a história, que respeita as particularidades de cada sociedade, e a sociológica, que ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico. AÇÃO SOCIAL
Função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazêlo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais.
Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
A ação social: uma ação com sentido
O homem passou a ter, enquanto indivíduo, na teoria weberiana, significado e especificidade.
E ele que dá sentido à ação social, estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
Para Weber não existe oposição entre indivíduo e sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação.
A tarefa do cientista é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social.
Ao cientista compete captar, pois, o sentido produzido pelos diversos agentes em todas as suas consequências.
Weber distingue a ação da relação social.
Para que se estabeleça uma relação social, é preciso que o sentido seja compartilhado.
Pela frequência com que certas ações sociais se manifestam, o cientista pode conceber as tendências gerais que levam os indivíduos, em dada