Sarampo
SARAMPO
Niterói 2009
" 2 SARAMPO
É uma doença aguda, de alta contagiosidade, causada por vírus RNA, pertencente ao gênero Morbilivirus da família Paramyxovirida, São conhecidos cerca de 23 genótipos do vírus (CDC, 2006).
HISTÓRIA DO SARAMPO NO BRASIL ANTES DO SÉCULO XX
Muitos são os relatos de epidemias de sarampo antes do século XX, por padres jesuítas e médicos no Brasil.
SÉCULO XX -DÉCADA DE 1960
[segunda metade do século] Década de 60 Desde essa década [a partir de 1964] vários estados já realizavam ações de vacinação. Em termos de país estas ações se davam de forma descontínua, não sistematizada, a critério das SES(secretarias estaduais de saúde), de cada estado e das
possibilidades e decisão de importação das vacinas a serem utilizadas em seu território.
EM 1964
-fntrodução da primeira geração da vacina [vírus vivos atenuados contra o sarampo]
EM 1967
-No Brasil a vacina contra o sarampo começou a ser introduzida.
EPIDEMIOLOGIA
Doença de distribuição universal, com variação sazonal, acomete ambos os sexos, independente da idade, desde que sejam suscetíveis;
A INCIDÊNCIA
A evolução clínica e a letal idade são intluênciadas pelas condições sócio - econômicas, estado nutricional e do imunitário bem como lugares com aglomeração de pessoas. Atualmente os países Américas não apresentam casos autócnes de sarampo embora o vírus circule em praticamente todos os outros continentes; No Brasil, desde 2001 não existe circulação autócne do vírus. Em 2006 foram confirmados 57 casos no Estado da Bahia, possivelmente importado por um estrangeiro, comprador de pedras preciosas, (Genótipo tipo 04 04).
RESERVATÓRIO
E FONTE DE INFECÇÃO
o Homem
é o único hospedeiro natural conhecido
MODO DE TRANSMISSÃO
É transmitido diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
FISIOPATOLOGIA